O FGTS deve ser descontado do salário? Entenda agora

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito dos trabalhadores brasileiros, uma garantia fundamental para proteger o empregado em diferentes situações. É essencial compreender como funciona essa questão para garantir os direitos de cada trabalhador.

Em primeiro lugar, entenda que o FGTS não pode, em nenhuma circunstância, ser descontado do salário do empregado. Sendo assim, esse se torna um direito obrigatório do empregador, que deve depositar 8% do salário bruto do funcionário em uma conta em nome do trabalhador.

O FGTS se trata de uma reserva financeira que podendo utilizar em situações específicas, sendo uma importante proteção para o trabalhador. Em muitos casos, o trabalhador saca o FGTS na demissão sem justa causa, onde o trabalhador tem direito a receber uma multa de 40% sobre o saldo do FGTS.

Outra situação é quando há acordo mútuo na demissão, nesse caso, o valor da multa é de 20%, e o trabalhador pode sacar 80% do FGTS. Além disso, após 3 anos de inatividade na conta do FGTS, é possível fazer o saque. Isso significa que o trabalhador deve ficar três anos sem emprego formal, e o terceiro ano precisa ser completo antes do seu aniversário.

Por fim, esse direito inalienável do trabalhador, não pode diminuir seu salário. Se você tiver dúvidas sobre seus direitos trabalhistas relacionados ao FGTS ou precisar de orientação legal, não hesite em entrar em contato conosco. Nossa equipe de advogados está aqui para ajudar você a entender seus direitos e garantir sua segurança no ambiente de trabalho.

Autor:

Dr. Deusdete das Neves

Advogado especialista em Direito Trabalhista e Previdenciário.

Dr. Deusdete e Dr. Izidio

Dr. Deusdete e Dr. Izidio

Autores

Advogados especialistas e sócios da N.I. Advocacia.

Sobre nós:

Garantimos a agilidade no seu processo, porque adotamos a advocacia digital. Mais novo modelo jurídico, que vai te dar acesso à Jusitiça de forma extremamente eficaz.

Tudo isso, sem perder a segurança de ter um escritório com ampla na área, atuando no seu caso.

Avaliações Google:

Bruno Fernando
Bruno Fernando
22/03/2024
Excelentes Profissionais.
Daniel Farias
Daniel Farias
14/03/2024
Boa, foram atenciosos, gostei do serviço voltarei quando precisar.
Marcelo Costa
Marcelo Costa
13/03/2024
Advogados atenciosos e muito qualificados. Recomendo a todos
Yukishine_.maravilhosa
Yukishine_.maravilhosa
29/02/2024
Agradável
Lorrayne Nascimento
Lorrayne Nascimento
20/02/2024
Ótima , melhor profissional, educado e atencioso, !!
Gessica Teixeira Dos Santos
Gessica Teixeira Dos Santos
17/02/2024
Profissionais de excelência,super recomendo
Beatriz Lima
Beatriz Lima
06/02/2024
Impecável o atendimento
Caio Silva
Caio Silva
06/02/2024
Otimo atendimento

Últimos posts: