Como conseguir a Guarda Compartilhada em 2024?

Sabemos que as questões relacionadas à guarda dos filhos em casos de separação ou divórcio podem ser delicadas e complexas. Neste artigo, vamos esclarecer de forma simples e direta como funciona a guarda compartilhada, seus benefícios e desafios, para que você possa compreender seus direitos e tomar decisões informadas.

A guarda compartilhada é um modelo em que os pais separados ou divorciados, que não vivem juntos, compartilham igualmente as responsabilidades em relação aos filhos. Essa modalidade tornou-se regra no Brasil desde 2014. Nesse sentido, é fundamental que, ao compreender essa forma de guarda, os pais estejam cientes de como ela funciona e quais são os passos a seguir.

Como Funciona a Guarda Compartilhada?

Na guarda compartilhada, você e a outra parte tomam decisões conjuntas sobre a vida dos seus filhos. Isso inclui aspectos como educação, alimentação, moradia e saúde. Além disso, desde 2014, essa modalidade se tornou a regra nos processos de guarda no Brasil, visando o bem-estar das crianças.

Entendemos que, em processos de separação, os filhos podem ser os mais afetados. Por isso, buscar a guarda compartilhada é uma maneira de assegurar que ambos os pais continuem desempenhando papéis ativos na vida dos filhos, promovendo um ambiente mais estável e saudável.

Tipos de Guarda e Suas Diferenças

Além da guarda compartilhada, existem outras modalidades, como a guarda unilateral, birdnesting, guarda alternada e a guarda por terceiros. A escolha entre elas deve acontecer considerando sempre o melhor interesse das crianças. A guarda unilateral se atribui a apenas um dos pais, enquanto o birdnesting envolve um revezamento na moradia. A guarda alternada implica na alternância das responsabilidades parentais, e a guarda por terceiros ocorre quando a criança é criada por parentes não pais.

A Guarda Compartilhada é Obrigatória?

Em regra, se aplica a guarda compartilhada, exceto quando um dos pais abre mão ou não pode exercer o poder familiar. O juiz analisa cada caso individualmente, levando em consideração o melhor interesse das crianças. Se ambos os pais não desejarem a guarda compartilhada, ela não acontece.

A guarda compartilhada oferece diversos benefícios, como a manutenção do vínculo parental, fiscalização mais eficaz da vida dos filhos e prevenção da alienação parental. No entanto, em situações de intensos conflitos entre os pais, pode ser desvantajosa, levando a criança a ser vítima de jogos de interesses.

Tanto você quanto a outra parte podem solicitar a guarda compartilhada, mesmo sem consenso. Isso pode ser feito por meio de ações específicas, como separação, divórcio, dissolução de união estável ou medida cautelar. É essencial contar com um advogado especializado em Direito de Família para orientar todo o processo.

Conclusão

A decisão sobre a guarda dos filhos é crucial, e compreendemos que cada detalhe é importante para o seu futuro. Se restam dúvidas, estamos aqui para ajudar na Neves & Izidio Advocacia. Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e comece a construir um futuro melhor para você e seus filhos. Não deixe suas incertezas comprometerem a qualidade de vida da sua família.

Lembre-se, estamos prontos para oferecer uma orientação precisa, efetiva e humanizada, adequada ao seu caso específico. Cada momento conta, e a ajuda de um especialista está ao seu alcance agora mesmo. Não perca tempo, entre em contato e inicie o caminho para um futuro mais tranquilo com nossa assistência personalizada. Clique aqui para falar conosco via WhatsApp.

Autor:

Dr. Deusdete das Neves

Advogado especialista em Direito Trabalhista e Previdenciário.

Dr. Deusdete e Dr. Izidio

Dr. Deusdete e Dr. Izidio

Autores

Advogados especialistas e sócios da N.I. Advocacia.

Sobre nós:

Garantimos a agilidade no seu processo, porque adotamos a advocacia digital. Mais novo modelo jurídico, que vai te dar acesso à Jusitiça de forma extremamente eficaz.

Tudo isso, sem perder a segurança de ter um escritório com ampla na área, atuando no seu caso.

Avaliações Google:

Bruno Fernando
Bruno Fernando
22/03/2024
Excelentes Profissionais.
Daniel Farias
Daniel Farias
14/03/2024
Boa, foram atenciosos, gostei do serviço voltarei quando precisar.
Marcelo Costa
Marcelo Costa
13/03/2024
Advogados atenciosos e muito qualificados. Recomendo a todos
Yukishine_.maravilhosa
Yukishine_.maravilhosa
29/02/2024
Agradável
Lorrayne Nascimento
Lorrayne Nascimento
20/02/2024
Ótima , melhor profissional, educado e atencioso, !!
Gessica Teixeira Dos Santos
Gessica Teixeira Dos Santos
17/02/2024
Profissionais de excelência,super recomendo
Beatriz Lima
Beatriz Lima
06/02/2024
Impecável o atendimento
Caio Silva
Caio Silva
06/02/2024
Otimo atendimento

Últimos posts: