FGTS Entra na Partilha do Divórcio?

Entendemos que a questão da partilha de bens no divórcio pode gerar muitas dúvidas e preocupações. Entre os bens que podem ser objeto de partilha, está o FGTS acumulado durante o relacionamento. Por isso, neste artigo esclareceremos se o seu caso se enquadra nessa situação e como você pode evitar ou lidar com essa partilha.

Embora muitos pensem que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é fruto do trabalho individual e, portanto, não deve ser partilhado, os tribunais brasileiros têm uma interpretação diferente. Para a maioria, o FGTS depositado durante o relacionamento, ele se torna um bem do casal. Apesar de haver um artigo na legislação que exclui proventos do trabalho do patrimônio comum, essa exclusão se aplica apenas aos ganhos antes do relacionamento e após a separação de fato.

Descubra o Regime de Bens do Seu Casamento

Para entender a questão do FGTS, você precisa conhecer o regime de bens do seu casamento. Se você não escolheu um regime, a lei aplica automaticamente o da comunhão parcial a todos os casais. Vejamos como funciona em cada regime:

– Separação obrigatória: FGTS não entra na partilha.
– Separação convencional: FGTS não entra na partilha.
– Comunhão parcial: partilha somente do FGTS depositado durante o relacionamento.
– Comunhão universal: todo o FGTS depositado é partilhado.
– Participação final nos aquestos: somente o FGTS depositado durante o relacionamento é partilhado.

Em geral, seguindo o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a partilha ocorre conforme essas diretrizes. Além disso, se você não é casado ou não formalizou sua união estável, é fundamental formalizar para definir a data do início da relação e quando o FGTS se tornou um bem comum.

Saiba Como a Divisão do Valor Acontece na Prática

O divórcio não implica automaticamente no saque do FGTS, que ainda está sujeito aos seus próprios requisitos de levantamento. Sendo assim, para efetivar esse direito, precisa informar a Caixa Econômica Federal (CEF), reservando a parte correspondente à meação. Outra opção é realizar uma compensação entre o casal, ajustando o percentual de cada um em outros bens.

Apesar do regime de bens determinar a partilha do FGTS, o planejamento pode ser uma ferramenta eficaz para afastar essa possibilidade. Ao formalizar o relacionamento, existe a possibilidade de incluir cláusulas específicas em que ambos concordam que o FGTS de cada um não se tornará bem comum. Assim, é possível evitar surpresas e desgastes no divórcio.

Conclusão

Se não havia planos de formalizar o relacionamento, considere as vantagens do planejamento. Uma consulta com um advogado especializado pode ajudar a esclarecer dúvidas e criar acordos personalizados. No nosso escritório, destacamos a importância do diálogo para alinhar expectativas e evitar complicações futuras.

Se você busca orientação sobre partilha de bens ou outros aspectos legais do divórcio, estamos aqui para ajudar na Neves & Izidio Advocacia. Entre em contato conosco para uma consulta personalizada e esclarecimentos adequados à sua situação. Seu bem-estar e tranquilidade são nossas prioridades.

Autor:

Dr. Deusdete das Neves

Advogado especialista em Direito Trabalhista e Previdenciário.

Dr. Deusdete e Dr. Izidio

Dr. Deusdete e Dr. Izidio

Autores

Advogados especialistas e sócios da N.I. Advocacia.

Sobre nós:

Garantimos a agilidade no seu processo, porque adotamos a advocacia digital. Mais novo modelo jurídico, que vai te dar acesso à Jusitiça de forma extremamente eficaz.

Tudo isso, sem perder a segurança de ter um escritório com ampla na área, atuando no seu caso.

Avaliações Google:

Bruno Fernando
Bruno Fernando
22/03/2024
Excelentes Profissionais.
Daniel Farias
Daniel Farias
14/03/2024
Boa, foram atenciosos, gostei do serviço voltarei quando precisar.
Marcelo Costa
Marcelo Costa
13/03/2024
Advogados atenciosos e muito qualificados. Recomendo a todos
Yukishine_.maravilhosa
Yukishine_.maravilhosa
29/02/2024
Agradável
Lorrayne Nascimento
Lorrayne Nascimento
20/02/2024
Ótima , melhor profissional, educado e atencioso, !!
Gessica Teixeira Dos Santos
Gessica Teixeira Dos Santos
17/02/2024
Profissionais de excelência,super recomendo
Beatriz Lima
Beatriz Lima
06/02/2024
Impecável o atendimento
Caio Silva
Caio Silva
06/02/2024
Otimo atendimento

Últimos posts: