Inventário: Entenda como receber a Herança

Entendemos que o momento de luto é delicado e cheio de desafios. O falecimento de um ente querido não apenas traz efeitos psicológicos dolorosos, mas também implica em questões jurídicas que exigem atenção e compreensão. Sabemos que lidar com a herança pode ser complexo e, por isso, queremos guiá-lo da melhor maneira possível neste processo.

Quem Possui Direito à Herança?

O direito à herança se influencia por diversos fatores, como por exemplo, o regime de casamento e a existência de testamento. Se a pessoa falecida era casada em comunhão parcial de bens ou vivia em união estável, a partilha seguirá um padrão específico. Por isso, é fundamental compreender essas nuances para garantir uma divisão justa dos bens.

Casados em Regime de Comunhão Parcial ou em União Estável

Se não houver testamento, em casos de casamento em comunhão parcial de bens ou união estável com filhos, divide-se os bens. Metade é destinada ao cônjuge ou companheiro sobrevivente, e a outra metade é distribuída igualmente entre os filhos.

Além disso, o cônjuge ou companheiro tem direito a uma parte do patrimônio adquirido pelo falecido antes do casamento ou união estável, equivalente à quota de um filho.

Ascendentes (pais, avós, bisavós) só herdam se o falecido não tiver filhos. Colaterais (irmãos, tios, sobrinhos) herdam apenas na ausência de filhos, cônjuge, pais, avós ou bisavós.

Como Receber uma Herança?

O recebimento da herança envolve um procedimento formal. Uma vez que este processo, seja extrajudicial (em cartório) ou judicial, requer a presença de um advogado ou defensor público. Durante esse processo, credores podem habilitar seus créditos, solicitando ao juiz que reserve bens para pagamento.

Qual o Prazo para Iniciar o Inventário?

A lei estabelece que o inventário deve ser iniciado em até 60 dias após o falecimento. O não cumprimento desse prazo resulta em multa sobre o Imposto de Transmissão. No Ceará, por exemplo, a multa é de 10%, podendo chegar a 20% após 180 dias do falecimento.

Prazo para Requerer a Herança

Herdeiros têm até 10 anos para requerer sua parte dos bens, caso não tenham participado da partilha. Além disso, se houver ação de investigação de paternidade, o prazo começa após a conclusão do processo judicial.

Os herdeiros não são responsáveis por dívidas que excedam o patrimônio deixado pelo falecido. Credores só podem cobrar até o valor dos bens, ficando no prejuízo pelo excedente.

Recebendo Seguro de Vida: Sem Preocupações

O seguro de vida é mais simples de ser recebido, seguindo as orientações da seguradora. Nesse sentido, credores não podem acessar esses valores. Importante notar que há um prazo de 10 anos para requerer o seguro de vida, após o qual a seguradora não é mais obrigada a efetuar o pagamento (STJ).

Neste momento desafiador, estamos aqui para ajudar. Se restarem dúvidas ou se precisar de orientação especializada, entre em contato com a Neves & Izidio Advocacia. Estamos prontos para auxiliar você a lidar com as questões jurídicas relacionadas à herança, proporcionando um processo mais tranquilo e seguro.

Autor:

Dr. Deusdete das Neves

Advogado especialista em Direito Trabalhista e Previdenciário.

Dr. Deusdete e Dr. Izidio

Dr. Deusdete e Dr. Izidio

Autores

Advogados especialistas e sócios da N.I. Advocacia.

Sobre nós:

Garantimos a agilidade no seu processo, porque adotamos a advocacia digital. Mais novo modelo jurídico, que vai te dar acesso à Jusitiça de forma extremamente eficaz.

Tudo isso, sem perder a segurança de ter um escritório com ampla na área, atuando no seu caso.

Avaliações Google:

Bruno Fernando
Bruno Fernando
22/03/2024
Excelentes Profissionais.
Daniel Farias
Daniel Farias
14/03/2024
Boa, foram atenciosos, gostei do serviço voltarei quando precisar.
Marcelo Costa
Marcelo Costa
13/03/2024
Advogados atenciosos e muito qualificados. Recomendo a todos
Yukishine_.maravilhosa
Yukishine_.maravilhosa
29/02/2024
Agradável
Lorrayne Nascimento
Lorrayne Nascimento
20/02/2024
Ótima , melhor profissional, educado e atencioso, !!
Gessica Teixeira Dos Santos
Gessica Teixeira Dos Santos
17/02/2024
Profissionais de excelência,super recomendo
Beatriz Lima
Beatriz Lima
06/02/2024
Impecável o atendimento
Caio Silva
Caio Silva
06/02/2024
Otimo atendimento

Últimos posts: