Conheça agora mesmo as etapas de um Processo Trabalhista

O processo trabalhista é uma ação judicial que ocorre quando um trabalhador deseja buscar seus direitos perante a Justiça do Trabalho. Nesse sentido, existem várias etapas até a decisão final do juiz. Neste artigo, vamos explorar quantas e como são as etapas de um processo trabalhista.

  1. Etapa pré-processual

Antes de ingressar em uma ação trabalhista, é importante que o trabalhador tente resolver a situação com a empresa ou empregador de forma amigável. Para isso, se realiza uma negociação extrajudicial, uma conciliação ou mediação. Caso não haja acordo, o trabalhador pode seguir para a próxima etapa.

  1. Petição Inicial

A petição inicial é o primeiro documento apresentado pelo trabalhador ao ingressar na ação trabalhista. Nela, o trabalhador deve informar as partes envolvidas, o motivo da ação, o valor da causa e as provas que possui para sustentar suas alegações.

  1. Audiência Inicial

Após a petição inicial, acontece a primeira audiência. Nessa audiência, o juiz irá tentar conciliar as partes para que cheguem a um acordo. No entanto, caso não haja acordo, o processo seguirá para as próximas etapas.

  1. Contestação

Na sequência da audiência inicial, a empresa ou empregador tem o direito de apresentar uma contestação, em que poderá apresentar sua versão dos fatos, assim como as provas que possui.

  1. Audiência de instrução e julgamento

Nesta etapa, o judiciário vai colher as provas. Depois, o judiciário vai ouvir as testemenhuas, os peritos e demais envolvidos na ação. Em seguida, o juiz irá proferir a sentença.

  1. Sentença

A sentença é uma decisão final do juiz sobre uma ação trabalhista. Dessa forma, o juiz determina se o trabalhador tem ou não direito ao solicitado na petição inicial, bem como, o valor a pagar em caso positivo.

  1. Recursos

Caso o trabalhador ou a empresa não concorde com a sentença, é possível entrar com recursos. Sendo assim, os recursos são apresentados ao Tribunal Regional do Trabalho, que irão analisá-los e decidir se a sentença será mantida ou modificada.

  1. Execução

A execução é a etapa final do processo trabalhista. Nela, caso a sentença seja favorável ao trabalhador, a empresa ou empregador deve cumprir a decisão e pagar o valor determinado pelo juiz.

Em resumo, o processo trabalhista possui diversas etapas até a decisão final. É importante que o trabalhador busque uma negociação extrajudicial antes de ingressar na ação, e que tenha provas suficientes para sustentar suas alegações. O juiz irá analisar todas as provas e tomar uma decisão baseada na legislação trabalhista vigente. Caso o trabalhador não concorde com a sentença, é possível apresentar recursos até que uma decisão final seja tomada.

Conheça-nos

Proteja seus direitos trabalhistas! Nossa equipe de advogados especializados está pronta para lutar por você. Seja em qualquer questão que envolva o direito do trabalhador, estamos aqui para ajudá-lo. Não deixe que seus direitos sejam violados. Entre em contato conosco agora mesmo e deixe-nos defender seus interesses!

Autor:

Dr. Deusdete das Neves

Advogado especialista em Direito Trabalhista e Previdenciário.

Dr. Deusdete e Dr. Izidio

Dr. Deusdete e Dr. Izidio

Autores

Advogados especialistas e sócios da N.I. Advocacia.

Sobre nós:

Garantimos a agilidade no seu processo, porque adotamos a advocacia digital. Mais novo modelo jurídico, que vai te dar acesso à Jusitiça de forma extremamente eficaz.

Tudo isso, sem perder a segurança de ter um escritório com ampla na área, atuando no seu caso.

Avaliações Google:

Bruno Fernando
Bruno Fernando
22/03/2024
Excelentes Profissionais.
Daniel Farias
Daniel Farias
14/03/2024
Boa, foram atenciosos, gostei do serviço voltarei quando precisar.
Marcelo Costa
Marcelo Costa
13/03/2024
Advogados atenciosos e muito qualificados. Recomendo a todos
Yukishine_.maravilhosa
Yukishine_.maravilhosa
29/02/2024
Agradável
Lorrayne Nascimento
Lorrayne Nascimento
20/02/2024
Ótima , melhor profissional, educado e atencioso, !!
Gessica Teixeira Dos Santos
Gessica Teixeira Dos Santos
17/02/2024
Profissionais de excelência,super recomendo
Beatriz Lima
Beatriz Lima
06/02/2024
Impecável o atendimento
Caio Silva
Caio Silva
06/02/2024
Otimo atendimento

Últimos posts: