Quanto tempo tenho para processar uma empresa que trabalhei?

Uma dúvida comum entre trabalhador é em relação ao prazo para entrar com uma ação trabalhista contra a empresa em que trabalhou. De acordo com a legislação, o cidadão tem um prazo de dois anos para ajuizar até uma ação, a contar da data em que houve a rescisão do contrato de trabalho ou do termo do vínculo empregatício.

Vale ressaltar que esse prazo de dois anos é um prazo decadencial. Ou seja, após o termo do prazo estabelecido, o direito do trabalhador de ingressar na ação trabalhista é extinto, mesmo que exista uma situação irregular ou uma violação de seus direitos trabalhistas.

É importante mencionar que existem algumas características em relação a esse prazo. Caso o trabalhador esteja requerendo o pagamento de verbas rescisórias, por exemplo, o prazo para ajuizar a ação é de cinco anos. Já em casos de acidente de trabalho ou doença ocupacional, o prazo para ajuizar a ação é de dois anos a contar da data em que o trabalhador tomou ciência da lesão ou da doença.

Além disso, é importante ressaltar que a comprovação dos fatos alegados na ação trabalhista é fundamental para o sucesso da demanda. Por isso, busque um advogado especializado em direito do trabalho para avaliar a situação e orientar sobre os melhores caminhos, visando sempre a proteção dos direitos do trabalho.

Conheça-nos

Se você é desejsa processar sua antiga empresa, pode contar com a nossa advocacia especializada em direito do trabalho. Temos uma equipe de profissionais altamente qualificados e experientes, prontos para garantir a proteção dos seus direitos.

Oferecemos um atendimento personalizado e comprometido com os interesses dos nossos clientes. Nossos profissionais possuem conhecimento atualizado sobre as leis trabalhistas e jurisprudências, o que nos permite desenvolver estratégias assertivas para solucionar casos complexos.

Não deixe seus direitos serem violados, procure a nossa advocacia e garanta uma defesa efetiva e justa para seus interesses. Fale conosco agora mesmo e dê um passo em direção ao seu direito!

Autor:

Dr. Deusdete das Neves

Advogado especialista em Direito Trabalhista e Previdenciário.

Dr. Deusdete e Dr. Izidio

Dr. Deusdete e Dr. Izidio

Autores

Advogados especialistas e sócios da N.I. Advocacia.

Sobre nós:

Garantimos a agilidade no seu processo, porque adotamos a advocacia digital. Mais novo modelo jurídico, que vai te dar acesso à Jusitiça de forma extremamente eficaz.

Tudo isso, sem perder a segurança de ter um escritório com ampla na área, atuando no seu caso.

Avaliações Google:

Bruno Fernando
Bruno Fernando
22/03/2024
Excelentes Profissionais.
Daniel Farias
Daniel Farias
14/03/2024
Boa, foram atenciosos, gostei do serviço voltarei quando precisar.
Marcelo Costa
Marcelo Costa
13/03/2024
Advogados atenciosos e muito qualificados. Recomendo a todos
Yukishine_.maravilhosa
Yukishine_.maravilhosa
29/02/2024
Agradável
Lorrayne Nascimento
Lorrayne Nascimento
20/02/2024
Ótima , melhor profissional, educado e atencioso, !!
Gessica Teixeira Dos Santos
Gessica Teixeira Dos Santos
17/02/2024
Profissionais de excelência,super recomendo
Beatriz Lima
Beatriz Lima
06/02/2024
Impecável o atendimento
Caio Silva
Caio Silva
06/02/2024
Otimo atendimento

Últimos posts: