Quer pedir demissão em 2023? Veja os seus direitos!

Quando um trabalhador decide pedir demissão, ele precisa estar ciente dos seus direitos para garantir que não seja prejudicado. Por isso, neste artigo, discutiremos quais são os direitos do trabalhador ao pedir demissão.

  • Aviso prévio

O aviso prévio é uma comunicação feita pelo trabalhador ao empregador de que ele pretende rescindir o contrato de trabalho. O período do aviso prévio é determinado pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e pode variar de acordo com o tempo de serviço do trabalhador na empresa.

Além disso, se o trabalhador não cumprir o aviso prévio, ele corre o risco de perder o saque do FGTS e o recebimento do seguro-desemprego. Porém, se o empregador dispensar o trabalhador do cumprimento do aviso prévio, ele deve pagar uma indenização correspondente ao período não trabalhado.

  • Saldo de salário

O saldo de salário é o valor correspondente aos dias trabalhados pelo empregado no mês da rescisão. Dessa forma, o valor deve ser pago pelo empregador na data da rescisão ou no prazo máximo de dez dias.

  • Férias proporcionais

O trabalhador tem direito a receber as férias proporcionadas ao tempo de serviço na empresa. As férias proporcionais correspondem a 1/12 do salário por mês trabalhado. Por exemplo, se o cidadão trabalhou seis meses na empresa, ele terá direito a receber a metade das férias.

  • 13º salário proporcional

O trabalhador tem direito a receber o 13º salário proporcional ao tempo de serviço na empresa. O 13º salário proporcional corresponde a 1/12 do salário por mês trabalhado.

  • Saque do FGTS

O trabalhador tem direito a sacar o saldo da sua conta do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) após a rescisão do contrato de trabalho. Nesse sentido, o valor do saldo do FGTS deve ser depositado pelo empregador em uma conta vinculada ao trabalhador.

  • Seguro-desemprego

O trabalhador tem direito ao seguro-desemprego se trabalhou por pelo menos doze meses na empresa. O valor do seguro-desemprego é calculado com base no salário do trabalhador e no tempo de serviço na empresa.

Em resumo, ao pedir demissão, o trabalhador tem direito ao aviso prévio, saldo de salário, férias proporcionais, 13º salário proporcional, saque do FGTS e, em alguns casos, ao seguro-desemprego. O trabalhador deve estar ciente de seus direitos para garantir que o empregador não viole nenhum. Por isso, é sempre importante buscar ajuda jurídica de um profissional em todas as situações.

Conheça nossa advocacia

Proteja seus direitos trabalhistas com a ajuda da nossa advocacia especializada em direito do trabalho. Nossa equipe de advogados experientes e qualificados está pronta para oferecer um serviço jurídico personalizado e eficiente. Entre em contato conosco e saiba hoje mesmo como podemos ajudá-lo!

Autor:

Dr. Deusdete das Neves

Advogado especialista em Direito Trabalhista e Previdenciário.

Dr. Deusdete e Dr. Izidio

Dr. Deusdete e Dr. Izidio

Autores

Advogados especialistas e sócios da N.I. Advocacia.

Sobre nós:

Garantimos a agilidade no seu processo, porque adotamos a advocacia digital. Mais novo modelo jurídico, que vai te dar acesso à Jusitiça de forma extremamente eficaz.

Tudo isso, sem perder a segurança de ter um escritório com ampla na área, atuando no seu caso.

Avaliações Google:

Bruno Fernando
Bruno Fernando
22/03/2024
Excelentes Profissionais.
Daniel Farias
Daniel Farias
14/03/2024
Boa, foram atenciosos, gostei do serviço voltarei quando precisar.
Marcelo Costa
Marcelo Costa
13/03/2024
Advogados atenciosos e muito qualificados. Recomendo a todos
Yukishine_.maravilhosa
Yukishine_.maravilhosa
29/02/2024
Agradável
Lorrayne Nascimento
Lorrayne Nascimento
20/02/2024
Ótima , melhor profissional, educado e atencioso, !!
Gessica Teixeira Dos Santos
Gessica Teixeira Dos Santos
17/02/2024
Profissionais de excelência,super recomendo
Beatriz Lima
Beatriz Lima
06/02/2024
Impecável o atendimento
Caio Silva
Caio Silva
06/02/2024
Otimo atendimento

Últimos posts: