Quanto tempo demora um Processo Trabalhista?

Você já se perguntou quanto tempo leva um processo trabalhista? Se sim, você não está sozinho. Muitos trabalhadores se veem nessa situação, cheios de incertezas sobre o tempo que levará para resolver suas questões legais com os empregadores. Mas não se preocupe, estamos aqui para esclarecer tudo para você.

Cada processo trabalhista é único e pode variar em duração, desde alguns meses até vários anos. Essa variação depende de uma série de fatores, como a complexidade do caso, o local onde o processo foi ajuizado, a agenda da Vara Trabalhista e a necessidade de perícias, entre outros.

Segundo o relatório Justiça em Números 2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um processo geralmente fica em média 4 anos e 7 meses nos tribunais. No entanto, após essa fase, ainda pode levar mais alguns anos na execução e no cumprimento da sentença.

Para dar uma ideia mais clara, vamos examinar alguns cenários possíveis:

– Se as partes chegarem a um acordo na audiência de conciliação, o processo pode durar cerca de seis meses.
– Caso não haja acordo e o processo seja simples, sem necessidade de recursos, a duração média pode chegar a aproximadamente um ano.
– Se houver recursos ou perícias envolvidas, esse prazo pode se estender para dois ou três anos.
– Em casos mais complexos, com recursos até o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o processo pode se arrastar por vários anos.

Outro ponto a considerar é o valor total da ação. Processos com valores menores tendem a ser resolvidos mais rapidamente, devido a procedimentos especiais que agilizam o processo.

É importante destacar que, independentemente do tempo que leva, o valor da ação é corrigido e acrescido de juros durante todo o período do processo. Isso significa que, mesmo que leve anos, o trabalhador receberá o valor devido, devidamente atualizado.

Não há um prazo máximo estabelecido por lei para a duração de um processo, mas existem mecanismos para evitar que se arrastem indefinidamente. Além disso, a antecipação de créditos judiciais pode ajudar os trabalhadores e advogados a ter acesso aos valores a que têm direito sem esperar pelo fim do processo.

Em resumo, embora a duração de um processo trabalhista possa variar, é importante estar ciente dos possíveis prazos e buscar formas de agilizar o processo sempre que possível. E lembre-se, estamos aqui para ajudar. Entre em contato conosco para esclarecer qualquer dúvida sobre processos trabalhistas.

Autor:

Dr. Deusdete das Neves

Advogado especialista em Direito Trabalhista e Previdenciário.

Dr. Deusdete e Dr. Izidio

Dr. Deusdete e Dr. Izidio

Autores

Advogados especialistas e sócios da N.I. Advocacia.

Sobre nós:

Garantimos a agilidade no seu processo, porque adotamos a advocacia digital. Mais novo modelo jurídico, que vai te dar acesso à Jusitiça de forma extremamente eficaz.

Tudo isso, sem perder a segurança de ter um escritório com ampla na área, atuando no seu caso.

Avaliações Google:

Bruno Fernando
Bruno Fernando
22/03/2024
Excelentes Profissionais.
Daniel Farias
Daniel Farias
14/03/2024
Boa, foram atenciosos, gostei do serviço voltarei quando precisar.
Marcelo Costa
Marcelo Costa
13/03/2024
Advogados atenciosos e muito qualificados. Recomendo a todos
Yukishine_.maravilhosa
Yukishine_.maravilhosa
29/02/2024
Agradável
Lorrayne Nascimento
Lorrayne Nascimento
20/02/2024
Ótima , melhor profissional, educado e atencioso, !!
Gessica Teixeira Dos Santos
Gessica Teixeira Dos Santos
17/02/2024
Profissionais de excelência,super recomendo
Beatriz Lima
Beatriz Lima
06/02/2024
Impecável o atendimento
Caio Silva
Caio Silva
06/02/2024
Otimo atendimento

Últimos posts: