Sofri um acidente de trabalho. Quais os meus Direitos?

Entendemos o quão desafiador pode ser enfrentar as consequências de um acidente de trabalho. A impossibilidade de desempenhar suas funções habituais traz não apenas questões físicas, mas também desafios emocionais e financeiros. Sabemos que você busca respostas, e nosso escritório está aqui para ajudar a esclarecer os principais direitos daqueles que enfrentam essa situação delicada. Nesse sentido, preparamos 5 itens para que você possar ter uma compreensão mas profunda, por isso, leia até o final.

1. Estabilidade no Emprego:

Ao sofrer um acidente de trabalho, você tem direito a um período de estabilidade no emprego que se estende por 12 meses a partir da alta concedida pelo INSS. Isso significa que, durante esse período, a empresa não pode dispensar sem justa causa (embora a dispensa por justa causa ainda seja possível). É crucial observar que algumas convenções coletivas podem estabelecer prazos de estabilidade superiores a 12 meses, mas este é o mínimo garantido por lei.

2. Elaboração do CAT:

A empresa tem obrigação de emitir o CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) imediatamente após a ocorrência do acidente. Nesse sentido, esse documento contém informações cruciais sobre o incidente, dados da empresa e seus dados como empregado. Além disso, o CAT é vital, pois possibilita que você receba o auxílio-doença acidentário (código 91) junto ao INSS. Caso a empresa não forneça o CAT, é possível buscar ajuda em outros locais, como o Ministério do Trabalho.

3. Benefício de Auxílio-Doença Acidentário:

Para obter o benefício de auxílio-doença acidentário, o trabalhador deve agendar uma perícia ligando para o número 135 (INSS). Na data marcada, é essencial comparecer levando consigo documentos e laudos médicos. Se houver negação por parte do INSS, a orientação é procurar um advogado especialista em acidentes de trabalho ou previdenciário para ingressar com uma ação e garantir o benefício.

4. Ação Acidentária: Além do Auxílio-Doença, o Auxílio Acidente

Além do auxílio-doença, há outro benefício ao qual você pode ter direito. O auxílio-acidente é destinado a trabalhadores que sofreram acidentes resultando em sequelas. Sendo assim , ingressar com essa ação pode garantir um auxílio equivalente a até 50% do valor do benefício até a aposentadoria. Consultar um advogado especializado em ações acidentárias é fundamental nesse processo.

5. Ação contra a Empresa: Busque Indenização pelos Danos Sofridos

Você também tem o direito de ingressar com uma ação contra a empresa onde o acidente ocorreu. A empresa pode ser responsabilizada por danos morais, danos estéticos e até mesmo ser obrigada a pagar uma pensão mensal vitalícia. Para orientação nesse caso, é crucial procurar um advogado especializado em direito trabalhista e danos morais trabalhistas.

Em um momento tão delicado, estamos aqui para fornecer suporte legal e orientação. Se você tiver dúvidas ou precisar de assistência, entre em contato com a Neves & Izidio Advocacia.

Autor:

Dr. Deusdete das Neves

Advogado especialista em Direito Trabalhista e Previdenciário.

Dr. Deusdete e Dr. Izidio

Dr. Deusdete e Dr. Izidio

Autores

Advogados especialistas e sócios da N.I. Advocacia.

Sobre nós:

Garantimos a agilidade no seu processo, porque adotamos a advocacia digital. Mais novo modelo jurídico, que vai te dar acesso à Jusitiça de forma extremamente eficaz.

Tudo isso, sem perder a segurança de ter um escritório com ampla na área, atuando no seu caso.

Avaliações Google:

Bruno Fernando
Bruno Fernando
22/03/2024
Excelentes Profissionais.
Daniel Farias
Daniel Farias
14/03/2024
Boa, foram atenciosos, gostei do serviço voltarei quando precisar.
Marcelo Costa
Marcelo Costa
13/03/2024
Advogados atenciosos e muito qualificados. Recomendo a todos
Yukishine_.maravilhosa
Yukishine_.maravilhosa
29/02/2024
Agradável
Lorrayne Nascimento
Lorrayne Nascimento
20/02/2024
Ótima , melhor profissional, educado e atencioso, !!
Gessica Teixeira Dos Santos
Gessica Teixeira Dos Santos
17/02/2024
Profissionais de excelência,super recomendo
Beatriz Lima
Beatriz Lima
06/02/2024
Impecável o atendimento
Caio Silva
Caio Silva
06/02/2024
Otimo atendimento

Últimos posts: